portifólio virtual

In Toque

IN-TOQUE
Projeto de Ivani Santana em Dança Telemática entre Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo e Natal/2008.

Equipe Salvador:
Câmera: Drica Rocha
Performer: Verônica de Moraes
Apoio técnico: Som do Roque

Fibras ópticas, roteadores, gigabytes, pacotes e dados. Se você pensa que estes termos não têm nada em comum com um espetáculo de dança, está enganado. Através da rede, bailarinos e músicos distantes geograficamente interagiram numa coreografia telemática durante a nona edição do Workshop RNP (WRNP), que acontece nos dias 26 e 27 de maio.

Coordenado pela professora da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Doutora Ivani Santana, com apoio da equipe do Laboratório de Vídeo Digital (Lavid) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o espetáculo (In)TOQue conectou dois dançarinos no Rio de Janeiro, uma dançarina em Salvador, um DJ em São Paulo e um robô em Natal. A imagem da bailarina em Salvador foi transmitida em vídeo de alta definição. Através do telão montado no palco do evento, foi possível observar até as gotículas de suor que se formavam no corpo da dançarina no decorrer do espetáculo.

A utilização da rede para aplicações artísticas serviu de gancho para a sessão seguinte “Comunicando Cultura”, que contou com a participação de Artur Serra, da i2Cat, Claudio Prado, do Ministério da Cultura (Minc), e Hermano Vianna, do Instituto Overmundo. Vianna destacou a crescente demanda por cultura digital no mundo, principalmente no Brasil. “Nós somos o segundo país com o maior número de acessos a sites que oferecem serviços de interação sociocultural, como YouTube, MSN e Yahoo Groups”, disse. “Para se ter uma idéia, 40% da população de Parada de Lucas, subúrbio do Rio de Janeiro, tem acesso à internet”, completou.

Artur Serra lembrou a proliferação de aplicações relacionadas à música e vídeo que trafegam hoje na Internet. “O MP3 era uma tecnologia absolutamente marginal. Em determinada hora, alguém percebeu que era a maneira ideal para se transmitir música pela internet”, disse. Claudio Prado destacou as inúmeras possibilidades de trocas culturais através da rede e salientou o interesse do Minc em fazer investimentos na área, como é o caso do convênio que deve ser assinado com a RNP ainda este ano.

[RNP, 27.05.2008]

Anúncios