portifólio virtual

Entrecorpos

Salvador, Paulo Afonso, Heliópolis – Bahia
2011.

Ficha Técnica

Performer – corpo: Sandra Corradini
Performer – som: Mateus Dantas
Performer – imagem: Drica Rocha
Documentação-video: Paula Carneiro
Montagem: Coletivo OSSEO
http://entrecorpos.blogspot.com.br/

ENTRECORPOS

Entrecorpos é uma ação artística que propõe questionar e ao mesmo tempo investigar padrões habituais comportamentais recorrentes na esfera relacional, problematizando-os em espaços não convencionais, propícios para a construção de uma coletividade transitória, convidada a interagir com a dança, música e vídeo de maneira singular. Em cada apresentação, intérpretes e espectadores coatuam compondo um trabalho único, configurado conforme os acordos estabelecidos entre ambos no espaço-tempo da cena. Com a intenção de conectar corpos, estabelecer novas formas de contato e convivência e viabilizar a resignificação dos acontecimentos e do ambiente em que estes corpos coabitam, Entrecorpos propõe reflexão sobre padrões comportamentais habituais, sobre a codeterminação entre obra e espectador e a coevolução entre corpo e ambiente em contextos transitórios.

Entrecorpos estreou no Projeto Teorema, realizado pelo Estúdio Nave, em agosto de 2008, em São Paulo. Desde então, configurado no formato “work in process”, o trabalho vem sendo continuamente investigado e reelaborado, sendo apresentado com uma estrutura coreográfica distinta em cada espaço em que é realizado. Entrecorpos procura interagir com as características de cada local, singularizando-se na medida em que novas questões são postas em cena. Estas questões são variáveis e pensadas tendo em vista, sobretudo, efetivar a interação entre a obra e o ambiente em que é executada, considerando-se ainda questões que os próprios artistas pesquisadores desejam investigar. Com uma estrutura bastante flexível, Entrecorpos já foi apresentado na versão solo para dança e duo para dança e música e para esta temporada a proposta é incorporar o vídeo no diálogo entre as linguagens que compõem o trabalho, contando com a participação dos performers Sandra Corradini (dança), Mateus Dantas (música) e Drica Rocha (vídeo).

Entrecorpos é uma das ações propostas pelo projeto Entrecorpos, Ações e Interações, premiado pelo Edital Ninho Reis 2008 – Apoio à Circulação de Espetáculos de Dança, promovido pela Fundação Cultural do estado da Bahia. O projeto tem data de estréia marcada para 07 de julho em Salvador e posteriormente circulará pelas cidades de Paulo Afonso e Heliópolis, propondo ações artísticas que visam abranger um público diversificado, com apresentações de Entrecorpos e oficinas de dança e de música, ministradas pelos artistas pesquisadores do grupo. O projeto ainda conta com a construção contínua de um blog (www.entrecorpos.blogspot.com), no qual estão postados textos e imagens sobre o processo de execução do projeto.

Loop 01 – (EntreEscher)

Loop 02 – (EntrePinna)

Loop 03 – (Entreparedes)

Loop 04 – (EntreCadeiras)

Loop 05 – ( EntreDiversões)
Câmera 01/Edição: Paula Carneiro. Câmera 02: Drica Rocha.

Registro; Paula Carneiro

Anúncios